Reunião define estrutura de segurança para o Maior São João do Mundo
Fora as câmeras que já estão em funcionamento no Centro da cidade, mais 50 câmeras serão instaladas em pontos estratégicos para o monitoramento da festa que será feita do “Quartel General do Forró”. Esta e outras decisões foram tomadas na reunião realiza ontem pela Associação Comercial de Campina Grande (ACCG). A policia Militar contará com um reforço de policiais da Rotan de João pessoa, cerca de 600 policiais atuarão dentro do evento nos dias de principal movimento da festa, e mais a cavalaria nas ruas adjacentes ao Parque do Povo, radiopatrulha, batalhão de Choque e polícia de trânsito. A policia Civil estará funcionando além da 2ª Delegacia Distrital, uma delegacia móvel e também haverá uma expansão do planejamento de segurança para toda a cidade, inclusive o aeroporto e a estação rodoviária. “Também faremos, através da ‘Roubos e Furtos’, um levantamento investigativo nos bairros mais problemáticos de Campina Grande”, comenta o delegado de Polícia Civil, Wagner Dorta. A prefeitura ainda disponibilizará cerca de trezentos homens e mulheres da segurança privada com detectores de metais que estarão nas entradas e saídas do Parque do Povo.
O Fórum Permanente de Cidadania e Segurança Pública, coordenado pelo presidente da ACCG, Luiz Alberto, e pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, representado pelo Promotor de Justiça Hebert Targino, realizou ontem, uma reunião com os principais representantes da segurança pública de Campina Grande para discutir a questão da segurança na cidade durante o período das festas juninas.
Imagem panorâmica do Parque do Povo no Maior São João do Mundo
Imagem panorâmica do Parque do Povo no Maior São João do Mundo
Além da ação integrada das policias Civil e Militar, o Maior São João do mundo também irá contar o GATE que irá atuar na prevenção e solução de problemas com artefatos explosivos, e com o apoio dos bombeiros que vão montar uma barraca no Parque do Povo, e funcionará como Posto de Comando de Operações, exposição de recursos e atividades dos bombeiros, inscrições da “Corrida do fogo”, que será realizado dia três de julho em comemoração ao dia nacional dos bombeiros, prevenção de incêndio e primeiros socorros. A CPTRAN disponibilizará a companhia de transito e a companhia de patrulhamento rodoviário, contando com cerca de 100 agentes de transito, e o Terminal de Integração estará funcionando 24h, de sexta a domingo.
E este ano o São João ainda poderá contar com mais um aliado, o Juizado do Forró, que funcionará a partir do dia três de junho no Centro de Tecnologia Educacional Professor Severino Lopes Moreiro, o conhecido Museu Vivo da Ciência e Tecnologia no Açude Novo. O Juizado contará com magistrado, promotor de justiça, defensor público e central da polícia Civil com o apoio da policia militar, visando prestar atividades judiciais, com o objetivo de dar soluções imediatas aos pequenos crimes ocorridos dentro do evento junino. “O Juizado do Forró é uma novidade, com uma estrutura pronta para solucionar rapidamente os crimes que ocorrerem durante a festa.”, disse Wagner Dorta.
“A estrutura está montada”, diz o delegado. Todos os recursos de segurança pública estarão disponíveis na cidade, tanto dentro quanto fora do Parque do Povo, para que a população e os turistas possam se divertir no Maior São do Mundo com segurança.
Comentários
Postar um comentário