Artigo: Teorias do jornalismo ( em 3 partes)

A importância do LEAD na construção da notícia

                O LEAD, também chamado de “cabeça”, é a parte mais importante da notícia e está sempre no primeiro parágrafo do texto. Tem como função condensar as principais informações do fato e provocar o interesse do leitor. Ele deve ser claro e objetivo, procurando responder as principais questões de um acontecimento. E apesar de ter um formato padrão, ele pode ser feito de várias formas, dependendo da criatividade do jornalista que escreve a notícia, e pode ser classificada em diversos tipos.
                Em sua forma tradicional, onde se responde “quem fez o quê, quando, como, onde e por quê?”, de forma simples, clara e objetiva, o Lead traz diretamente o fato ao leitor. Muitos profissionais do jornalismo contestam esta forma “quadrada” de fazer o Lead de uma notícia, e preferem começar o texto usando uma ordem de importância, numa técnica chamada “pirâmide invertida”, onde o Lead começa das questões “como” e “por quê”, dando assim maior impacto a notícia que será veiculada.
                O Lead pode ser classificado de diversas formas. Os principais são: o Condensado, que traz as informações de forma clara e uniforme; o Intimista, que instiga o interesse do leitor; o Circunstancial, que dá ênfase as circunstancias do fato e tem um toque humano mais acentuado; a Citação direta, quando o texto começa com uma citação dando ênfase ao personagem principal do fato, o Informativo, mais importante de todos, ele reúne as principais informações do acontecimento; o de Impacto, com itens de peso, sensacionalista; o Contraste, onde contrapõe elementos contraditórios; e os Originais, que fogem da forma clássica, como o caso do recurso “pirâmide invertida”.
                Ou seja, o Lead é importante e fundamental para a notícia, pois é nele que o leitor se situa e recebe as informações mais importantes do acontecimento a ser noticiado. Não há regra específica, apesar de a forma clássica ser a mais simples e mais utilizada, o jornalista, quando for escrever uma notícia, deve por em jogo sua criatividade no momento de construir o Lead, com bastante clareza e objetividade para cativar o leitor, fazendo-o ler todo o texto e ter uma sensação de se sentir bem informado diante do fato.

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Os elementos da construção do texto jornalístico.

                O texto jornalístico é basicamente uma narrativa com a função de informar o leitor de forma clara e objetiva sobre um fato que merece destaque. Normalmente ele é composto por três partes: o Título (que vem acompanhado por um subtítulo), Lead e Corpo (ou sub-lead, que é o desenvolvimento do Lead). Ele também pode ser classificado em diversos gêneros.
                O título do texto jornalístico é constituído por uma frase impactante, visando chamar a atenção do leitor. No Lead, que é o primeiro parágrafo do texto, onde estão as informações mais importantes do acontecimento, e visa, de forma simples e clara, informar sobre as principais questões do acontecimento respondendo “quem fez o quê, como, onde, quando e por quê?”. E o corpo, ou sub-lead traz informações adicionais que complementam e contextualizam o fato descrito no texto.  Há ainda outros elementos adicionais como o subtítulo que vem logo abaixo do título e tem a função de esclarecê-lo, e o inter-texto, também conhecido como “olho”, que é uma frase importante destacada no meio do texto e traz a essência do assunto abordado.
                Há diversos gêneros de textos jornalísticos, os principais informativos são: a Nota, que é um texto curto e claro, basicamente apenas o Lead; a Notícia (principal), que é a cobertura de um fato que merece destaque; a Reportagem ou Matéria, que é uma notícias mais completa, com sub-lead maior que a notícia e com informações adicionais que contextualizam o fato noticiado. E os principais opinativos são: a Entrevista, o Editorial, o Artigo, a Coluna, a Crônica, entre outros.
                A principal característica do texto jornalístico é o imediatismo e a capacidade de informar e persuadir. Ele visa instigar uma opinião e até mesmo influenciar no comportamento do leitor. Sua linguagem deve ser clara e objetiva, com o predomínio de denotação para evitar ambigüidade, e também se faz uso de eufemismos para evitar expressões inconvenientes.  Entre os seus elementos textuais de morfossintaxe temos como principais o tempo no presente perfeito ou imperfeito e o modo passivo. O texto jornalístico tem um estilo direto, e também se utiliza de elementos não-verbais como códigos icnográficos, imagens, fotografias e tipografias que realçam seus aspectos mais importantes. A distribuição do conteúdo e seu desing gráfico, com função representativa, têm o objetivo de comunicar de forma dinâmica e objetiva um acontecimento ao leitor.
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A linguagem adotada na produção de texto jornalístico para Revista

                 Os textos jornalísticos de revistas têm características próprias. Basicamente ele é um texto claro, objetivo e fluente, com idéias bem amarradas numa seqüência lógica, e escritas diretamente para o seu leitor.  Há revistas de vários gêneros, e elas são feitas objetivamente para um público alvo. A principal vantagem de uma revista é que trabalha com notícias frias e atemporais.
                 Além de um resumo dos acontecimentos, suas matérias exploram novos ângulos, buscando formar um ponto de vista a cerca de um fato ou tema. Como não há a urgência dos jornais impressos, a linguagem dos textos de revistas faz uma conciliação entre técnicas jornalísticas e literárias, formando assim, um texto mais elegante e sedutor para seu público. E com uma função de agente social, fazendo o uso da persuasão, procura influenciar o comportamento, hábitos e valores dos seus leitores.
               As revistas se utilizam da linguagem do jornalismo interpretativo. Seus textos são maiores e buscam uma minuciosa interpretação de um fato. As matérias sempre estão situadas no tempo e no espaço do acontecimento, e pode ser utilizado o neologismo, coloquialismo e até mesmo gírias – que são abominadas no jornal impresso. Além disso, são muito valorizadas as linguagens não verbais como infografias, imagens, fotos e desenhos, que complementam e destacam uma matéria, dando um ar mais elegante e envolvente aos olhos do leitor. Sem contar que há ainda uma combinação entre publicidade e informação.
          O texto jornalístico numa revista é tratado como uma obra de arte, que diante seus enfeites e curiosidades, faz da revista, além de um recurso de informação, também uma forma de lazer. Muitas vezes seus textos são produzidos de forma comedida para forçar o leitor a raciocinar e criar uma opinião própria sobre os assuntos abordados em suas matérias.



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