Jornal do Festival - 30.07

                  Rock , jazz e chuva na praça!

O penúltimo dia do Festival de Inverno de Campina é marcado com muito rock, jazz e chuva na praça da Bandeira

      No sábado, 30 de julho, penúltimo dia do Festival, a Mostra Nacional de Música trouxe a Praça da Bandeira os primórdios do nosso tão querido Rock and Roll. Primeiro, por volta das 10 horas da manhã, tocou a banda Roberto Carlos Cover,  que trouxe as músicas do Rei no tempo do iê,iê,iê. Depois veio um conjunto instrumental de jazz clássico com seus metais de ouro. E este show da tarde se sábado se completou com a maior tradição de Rock de Campina Grande, a banda Albatroz.

    A banda Cover do Rei Roberto Carlos trouxe seus clássicos do período da década de ‘60. E tocou músicas atemporais que até hoje embalam o público como as canções “ciúmes” e “Estrada de Santos” que foram muito aplaudidas pelo público. A banda Cover existe a pouco mais de um ano, e o cantor, Antônio Henrique Bandeira – que até tem um traço que lembra mesmo o Rei – também é integrante da Across the Beatles. “Roberto Carlos existe em minha vida desde pequeno, mas o considero inimitável. O que faço é uma homenagem ao Rei.” Disse o vocalista Antônio Henrique.

  Depois veio pelas ruas um som de metais, caixa e banjo, e o conjunto Paraíba Dexieland  Jazz veio ao meio do público para tocar jazz. Depois eles subiram ao palco – e também pra se proteger da chuva que ameaçava cair – e tocaram músicas clássicas do jazz, como “I fell good” de James Brown. O conjunto todo instrumental é formado por caixa, banjo, clarinetes, trompetes, sax e trombone, e surgiu devido a diversas experiências musicais de seus integrantes que se juntaram e decidiram fazer o experimento de uma banda de Jazz com metais. A banda tem uma proposta bastante interessante e inovadora, pois além de tocar os clássicos do Jazz, eles buscam adaptar músicas regionais aos clássicos que tocam, como fizeram com a música “Chiclete com Banana” de Jackson do Pandeiro.

  E pra encerrar com chave de ouro a tarde Rock na Praça da Bandeira, entrou no palco a banda Albatroz, com clássicos do Rock das décadas de ’60, ’70, e ’80. Eles trouxeram músicas de bandas adoradas por diversas gerações de Roqueiros, como o Pink Floyd, Deep Purple, Led Zeppelin, entre tantos outros. Foi uma sonzera bacana, e o público, com suas diversas gerações de Roqueiros, vibrava mais a cada música.
 A banda surgiu em 1985, e desde então vem construindo o cenário Rock and Roll de Campina Grande. E já é tradição a participação da Albatroz no Festival. “Cada vez mais o Festival inova em sua característica principal que é a qualidade musical. Já somos uma tradição no festival, são mais de 20 anos. E o que mantém a gente aceso é a energia do Rock’n Roll, então nada mais perfeito do que fazer um show no Festival de Inverno”, disse o guitarrista e vocalista Moisés Freire.

 “Poder tocar na Praça, eu acho que é o melhor lugar, e trazer esta banda, que vem aí desde 1985, e a cidade já adotou como seu xodó... participar do Festival de Inverno sempre é uma coisa grandiosa. Já são 36 anos, não é apenas um mero festival de cultura, já se tornou uma instituição cultural do Estado. Espero que reflitam e apóiem o Festival de Inverno de Campina Grande, seja investindo, seja como parceiro deste evento que é feito para o povo.” Disse o Professor Jorge Ribbas, baixista da Albatroz, e coordenador  do Festival.






APOIO:

Comentários