Depois da polêmica que fizemos aqui e no Facebook, SUPLAN decide parar com obras de "emparedamento" do São José.
Foi descoberta a autoria do crime que estava sendo feito ao patrimônio histórico. Depois do barulho que fizemos por aqui pelo blog e via Facebook, os pedreiros da obra terem acusado a UEPB de ter mandado lacrar o São José, a SUPLAN assume que as ordens do "emparedamento" do Cine São José foi do senhor Secretário de Cultura do Estado, o cantor Chico César.
Tudo Começou na sexta-feira, dia 23, quando a Secretária de Cultura do Município de Campina Grande, Eneida Maracajá, passou em frente ao local e se deparou com operários colocando novamente tijolos nas portas e janelas do local, então ao perguntor o que estavam acontecendo, um operário, que não quis se identificar acusou a UEPB como mandante da obra, e quando a reitora Marlene Alves foi questionada sobre o assunto, ela se surpreendeu com a acusação. "Não estou entendendo o que o Governo do Estado está querendo com tudo isso. É a política do se colar, colou?!" Ironizou a reitora.
Então ela solicitou a presença da policia Militar para ir até o local e ao conversar com o engenheiro responsável pela obra, ele disse que as ordens tinham vindo da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento Estado, e ao procurar o superintendente da SUPLAN , Orlando Soares, ele explicou que a pedido da Secretaria de Cultura do Estado, que determinou que o Cine São José fosse interditado até que começassem a reforma. “Tomamos uma medida preventiva para evitar que o local fosse invadido e depredado por vândalos e também para evitar que fosse utilizado como ponto de drogas, já que estava sendo invadido, segundo denúncias dos próprios moradores naquela proximidade. Mas nada, além disso, foi determinado”, pontuou. Porém o local não estava abandonado, pois alunos da Universidade mantinham sua proteção com correntes e cadeados em suas portas e faziam constantes vistorias para verificar se haviam invasões. "um dia desses chegamos aqui e tinha um morador de rua querendo entrar e botamos ele pra correr!" disse o aluno de Jornalismo da UEPB, Clóvis Brasileiro.
Orlando foi determinou que o prédio fosse emparedado, mas depois das críticas feitas na rede social Facebook a atitude do Governo do Estado que estaria dilapidando o patrimônio histórico e cultural em Campina Grande, o superintendente da Suplan determinou a paralisação do emparedamento.“É vejo agora que não fomos bem entendidos e só nos restou parar a interdição. Nossa tentativa foi apenas de preservar um bem histórico da cidade, mas tivemos que voltar atrás dessa decisão. Agora vamos comunicar o fato ao secretário de Cultura do Estado, Chico César e em seguida deveremos contratar um serviço de vigilância diuturnamente para manter o lugar preservado até que sejam liberadas as obras de reforma do Cine São José”, disse Orlando.
Parece que as obras de reforma do Cine São José estão sendo analisadas, segundo o próprio Orlando Soares, falta realizar licitação para que o projeto de reforma seja colocado em prática. "Não tenho como precisar o tempo para que sejam iniciadas as obras da reforma, mas já estamos empenhados nessa questão. O governador Ricardo Coutinho já deu carta branca e estamos trabalhando nesse sentido, inclusive o governador pediu para que fosse mantida as características originais do imóvel", complementou o superintendente.
Vamos ver até quando vamos esperar por essas obras, e até quando o Governo do Estado vai tentar enganar a sociedade com esse papo de licitação. E lógico que, como um patrimônio histórico tombado que o Cine São José é, sabemos o crime que é qualquer mudança na sua estrutura, inclusive emparedar o local como estava sendo feito. As obras foram paradas, mas o muro parado na metade ainda está lada, também não o retiraram. E as briga entre o Governo do Estado e a UEPB vem prejudicando não só nosso patrimônio, como também a credibilidade do governo quanto as questões estudantis e a sociedade.
Pelo menos a nossa voz aqui mostrou que tem força. Agradeço a todos que compartilharam comigo esta revolta com que estavam fazendo com nosso Cine São José, pois mais uma vez mostramos a este Governo irresponsável que a voz do povo tem FORÇA!
Pessoal, só uma correção.. Não era um morador de rua que colocamos pra fora não, era um ladrão, o cara que roubou o nosso fio de energia e estava rapinando o Cine. Abraços!
ResponderExcluir