A Partícula Divina

Cientistas comprovam a Teoria de Bóson de Higgs, complicado para homens comuns de ser compreendida.


Imagem gráfica da experiência que comprovou o Bóson de Higgs
Vivemos uma era vanguardista, onde a ciência mais uma vez vem comprovar o que muda o sentido de muitas coisas no mundo, e marca a história da humanidade, mas poucos conseguem se dar conta disso. A questão é que estamos diante de uma grande descoberta. Foi comprovada pelos cientistas a teoria que explica a existência do mundo que conhecemos, mas poucos entendem o que isso significa. E a imprensa parece não se preocupar com algo tão importante, ou talvez o entendam e nem se preocupam em  fazer com que seu público compreenda....
Super-nova cósmica
















Na ultima quarta-feira, jornalistas no mundo inteiro anunciaram a descoberta da "Partícula Divina". Uma teoria do cientista britânico Petter Higgs, que há mais de 40 anos estuda o que seria o pré-átomo. O bóson de Higgs, como é chamada a teoria, que seria uma partícula considerada o elo perdido, a chave para entender a estrutura fundamental da matéria. Desde 2008 têm sido feitas experiencias com o acelerador de partículas LHC (Grande Colisor de Hádrons), de 27 km, que está situado na fronteira entre a França e a Suíça. Em sumo, a experiência consistiu em pegar pedaços de átomos e, neste acelerador, provocar colisões frontais entre eles simulando um micro big bang, onde surgiriam as partículas pré-atômicas, comprovando a teoria de  Higg. "É agradável ter razão!", exclamou Higgs ao ver sua teoria comprovada. Esta é um estudo que mexe com questões polêmicos e realmente difíceis de compreender, assuntos da astro-física, como o espaço/tempo entre outros assuntos que envolvem astronomia, conceitos intrigantes para nossas mentes, mas que são de suma importância para a ciência.
Local onde situa o
Acelerador de Partículas LHC
Imagm do Acelerador de Particulas LHC















O fato é que parece que ninguém ainda se deu conta da importância disso tudo. Parece que este é um assunto muito complexo para ser compreendido pelas mentes dos homens comuns, mas de grande importância para toda a história da humanidade. Afinal, além de explicar as origens do universo, terá grandes valores para a tecnologia e a medicina. Este será um assunto que será lembrado pela eternidade, assim como a teoria de Galileu de que comprovou que a terra gira em torno do sol, e a Teoria da Relatividade de Einstein, que inicialmente foram incompreendidas, mas hoje têm muita utilidade para nós, simples humanos.

Jornalistas no mundo inteiro parecem não ver a importância dessa nova descoberta científica, ou talvez não tenham entendido o seu significado, pois estão noticiando em poucas linhas e em breves matérias o que teria sido esta experiência, limitando-se apenas a descrever superficialmente o que disseram os cientistas, deixando seu público longe de saber exatamente o que seria a "Partícula Divina". No Brasil em especial, no mesmo dia desta descoberta, a imprensa deu mais ênfase a conquista da libertadores pelo Corinthians, algo que não nos traz tantos benefícios. 

A questão é que a mídia, responsável pela informação que é levada a sociedade, talvez por não compreender, deixam de lado algo que é tão importante para o mundo. E leva ao público apenas aquilo que consideram importante, mas que na verdade nada tem a oferecer de benefícios a nossas vidas.

Comentários