Corpo de Ronaldo Cunha Lima é Velado na Pirâmide do Parque do Povo
![]() |
Chegada do corpo do ex-governador na Pirâmide do Parque do Povo. |
O corpo do ex-governador Ronaldo Cunha Lima está sendo velado no Parque do Povo. Um grande público lota a Pirâmide, a fila de visitantes se estende às áreas externas do espaço, e o velório vara pela madrugada deste domingo. Ronaldo morreu, aos 76 anos, na manhã deste último sábado, depois de mais de um ano de luta contra um câncer no pulmão que o levou a um coma desde a ultima quinta-feira.
![]() |
Emoção na despedida do ex-governador. |
A confirmação de sua morte foi feita pelo seu filho, o senador Cássio Cunha Lima, ao postar no seu twitter a frase: "Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, depois de uma vida digna descansou". Ronaldo era uma verdadeira lenda viva em Campina. Passou por diversos cargos políticos na cidade e no estado, desde prefeito de Campina, entre senador, vereador e deputado federal, além do governo da Paraíba. Além da vida política, ele também foi considerado como um grande poeta, escreveu vários livros e era apreciador de um dos poeta do século, o paraibano Augusto dos Anjos. Entre seus livros mais famosos está o "Velas Enfurnadas: Poemas à Beira-mar", ultimo livro escrito em 2010 pelo poeta/político.
![]() |
Grande público lota a Pirâmide. Destaque para a presença do Prefeito e a Primeira Dama, Veneziano e Ana Cláudia Vital do Rego entre o público. |
Amado por muitos na Paraíba, principalmente na cidade de Campina Grande, ele também sofreu com o ódio de seus opositores que além de lutar contra sua candidatura, também perseguiam seu filho Cássio por seus atos publicados nas mídias de corrupção. Mesmo sendo considerado um ACM (Antônio Carlos Magalhães) da Paraíba Vale constar que, diferente do "quase eterno" general baiano, durante a ditadura militar, Ronaldo foi esquerdista e lutou contra a opressão. Em 1993, Ronaldo atirou contra seu opositor Tarcísio Buriti num restaurante da cidade, devido a brigas poíiticas envolvendo seu filho, Cássio Cunha Lima.
Em particularmente, esta jornalista que vos fala, baiana como sou, me vejo aqui diante de um fato, que para muitos é de extrema importância, como algo ainda vago, e minha imparcialidade me traz a seguinte citação:
![]() |
Imagem de Luiz Gonzaga dá lugar a imagem do ex-governador Ronaldo Cunha Lima durante o velório na Pirâmide. |
"Eis que morre o ACM paraibano... como ja presenciei este filme, ja vejo as próximas cenas do periodo de luto na cidade, as ruas e avenidas que passam a ter seu nome e as tantas homenagens de seus adoradores, e por outro lado, seus opositores o esculhambando de todas as formas e achando tudo isso uma baboseira... mas eu, como jornalista que sou, vivo minha imparcialidade diante de um fato que não diz respeito a minha vida, e nem a nada a minha volta. Se com esta minha simplória homenagem, novamente disserem que estou desrespeitando a dor alheia, eu lamento... Esta dor não me pertence."
Comentários
Postar um comentário