Comissão Olímpica Rio 2016 traz grande estrutura a Campina Grande



A Passagem da Tocha Olímpica em Campina Grande nesta quinta-feira (02) foi um momento histórico. O evento teve início por volta das 16:30h e levou a população às ruas antecipando o clima da festa junino que se inicia hoje com o Maior São João do Mundo no Parque do Povo. 

Sobre a mecânica do percurso, os condutores ficavam em seus postos a cada 200 metros esperando vir um outro condutor com a chama. O comboio que acompanha a tocha é formado pela Polícia Rodoviária Federal, mini trios de som dos patrocinadores que vão distribuindo brindes para a população que acompanha o percurso.

A Comissão Olímpica Rio 2016 se organizou por volta das 15h, dividindo em 5 grupos de maios ou menos 10 condutores e agentes da comissão em lugares estratégicos da cidade. O primeiro grupo se concentrou no Colégio Motiva no bairro do Catolé.



O momento de passagem da chama era muito rápido. Durante a vinda de um dos condutores o próximo ficava em seu posto com um auxiliar que "abria a tocha", o que significa ativar uma válvula de gás contínuo para manter a chama Olímpica acesa. Uma multidão acompanhou o comboio durante o percurso. Também seguiam, o ônibus da comitiva, o caminhão da imprensa, bombeiros, e as polícias federal e militar. O condutor com a tocha acesa seguiu cercado por homens do exercito fazendo sua proteção.


A tocha olímpica funciona a gás, num sistema que é ativado pouco antes do percurso do condutor para receber a chama olímpica. A chama esta sempre sendo mantida no comboio do comitê caso alguma tocha apague e seja acesa novamente.

Cada participante ficou com sua tocha. Foram 58 no total, sendo um para cada participante. O percurso iniciou nas imediações do estádio O Amigão, seguindo por vários bairros da cidade e finalizando já à noite na estrutura montada próximo ao Açude Velho. Local onde foi montado um corredor no meio do público para a chegada do último condutor, para ele subir direto no palco e acender a pira olímpica simbólica.




O palco  da celebração foi montado na frente do monumento dos 150 anos da cidade, e reuniu um grande público com para ver o Show de Capilé e de Luan Estilizado, que encerrou a passagem da Tocha em Campina Grande.


(Crédito Fotos: Tassia Pacheco)




Comentários