Acordo com a União Europeia tenta combater posts racistas e xenófobos. Entre medidas está a de analisar e remover ofensas em até 24 horas.
A Comissão Europeia, braço administrativo da União Europeia, anunciou nesta terça-feira (31) que Facebook, Microsoft, YouTube (Google) e Twitter aceitaram seguir um manual de conduta para combater o discurso de ódio em suas plataformas.
Entre as várias medidas, as empresas se comprometem a analisar denúncias em menos de 24 horas e, caso necessário, removê-las ou barrar o acesso a elas. As regras valem para os 28 países que são membros da União Europeia.
A ação é uma tentativa de levar para o mundo online as ações aplicadas para conter manifestações racistas ou xenófobas em solo europeu no mundo offline. Só que, como na internet, a maior parte das publicações são feitas em plataformas de empresas, a iniciativa deveria contar com a ajuda delas.
O manual de conduta foi criado para evitar que serviços conectados, como os oferecidos por essas empresas, sejam explorados por radicais religiosos, como os integrantes do Estado Islâmico, para disseminar propaganda terrorista ou por extremistas europeus, para divulgar mensagens preconceituosas, como, por exemplo, de cunho antissemita e antimuçulmana.
A ação é uma tentativa de levar para o mundo online as ações aplicadas para conter manifestações racistas ou xenófobas em solo europeu no mundo offline. Só que, como na internet, a maior parte das publicações são feitas em plataformas de empresas, a iniciativa deveria contar com a ajuda delas.

“A Comissão e as companhias de tecnologia reconhecem que espalhar discursos ilegais de ódio não só afeta negativamente os grupos ou indivíduos a que se dirigem como também impacta negativamente aqueles que pedem por liberdade, tolerância, não discriminação em nossa sociedade aberta e tem um efeito de congelamento do discurso democrático nas plataformas online”, informa a União Europeia.
Fonte: g1.globo.com
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