Divulgada a programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns

Evento gratuito ocorre entre os dias 21 e 30 de julho, no Agreste pernambucano

Otto, Elza Soares, Biquíni Cavadão e Plutão Já Foi Planeta são atrações da festa. Foto: Montagem/DP


A grade completa do 26º Festival de Inverno de Garanhuns foi divulgada, com atrações musicais, teatrais e de outros segmentos artísticos entre os dias 21 e 30 de julho, na cidade do Agreste pernambucano. O evento, gratuito, é produzido pela Prefeitura de Garanhuns, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico e Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Karina Buhr, Otto, Santanna, Siba, Maciel Melo, Nação Zumbi, Academia da Berlinda, Roberta Sá, Margareth Menezes e Biquíni Cavadão são algumas das atrações anunciadas para o Palco Dominguinhos, o polo principal da festa. 

Alguns shows já haviam sido anunciados antes da coletiva, da qual participaram o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, a presidente da Fundarpe, Márcia Couto, o gerente de equipamentos culturais e coordenador do FIG, André Brasileiro, e o prefeito Izaías Régis.

A participação de Alceu Valença foi confirmada na data de aniversário de 70 anos do artista pernambucano, 1º de julho. A vencedora do reality show SuperStar, Fulô de Mandacaru, e as cantoras Gal Costa, Elba Ramalho e Elza Soares, com a elogiada turnê A mulher do fim do mundo, também foram anunciadas previamente. 

A cerimônia de abertura será realizada às 19h do dia 21 de julho, na Igreja Matriz de Santo Antônio. O pianista, cantor e compositor petrolinense Zé Manoel, Virgínia Rodrigues e Voz Nagô foram escalados para o primeiro evento do FIG.

No Palco Pop (que será armado antes da entrada do Parque Euclides da Cunha), serão realizadas apresentações de Combo X, Geraldo Maia, Sandyalê, Nuria Mallena, Mônica Feijó, Valdir Santos, Zeva Viana, Erasto Vasconcelos, Diablo Motor e Plutão Já Foi Planeta, vice-campeã do SuperStar. No Palco Instrumental, foram anunciados Vitor Araújo, Gilú Amaral, Bozó Sete Cortas, Daniel Podsk, Orquestra Pernambucana de Choro, Kalouv e Wassab, entre outras.

O FIG mantém os polos dedicados ao Forró, com Petrúcio Amorim, Beto Hortis, Irah Caldeira, Liv Moraes, Gennaro, Derivo Alves e outros artistas, e à cultura popular, no qual se apresentam mestres e grupos representantes de expressões tradicionais como afoxé, maracatu, ciranda, cavalo-marinho, quadrilha, pífano e boi. 

A programação teatral terá entre os destaques Um avental todo sujo de ovo, do Grupo Ninho de Teatro (CE),Soledad: A terra é fogo sob os nossos pés, monólogo com Hilda Torre e O ano em que sonhamos perigosamente, do grupo pernambucano Magiluth. A Casa Galeria Galpão vai receber a Mostra de Teatro Alternativo, entre 25 e 30 de julho.

Além das apresentações, encenações e exibições, o Festival de Inverno de Garanhuns também vai contar com atividades de formação O projeto Som na Rural, do produtor cultural Roger de Renor, circulará pelas ruas da cidade durante o evento. 

O orçamento total do FIG é de R$ 6,5 milhões. A cenografia, assinada por Carlos Augusto Lira, retrata a cultura negra, devido ao homenageado desta edição, Naná Vasconcelos, um dos principais músicos do estado, morto em março deste ano. 


Programação do Palco Dominguinhos

22/07
21h- Andréa Amorim
22h - Larissa Luz
23h10- Karina Buhr 
0h20- ELza Soares



23/07
21h- Romero Ferro
22h- Cátia de França e Xangai
23h10- Elba Ramalho
0h20- Café no Bule, com Zeca Baleiro e Paulo Lapetit (em homenagem a Naná Vasconcelos)



24/07
21h- Amanda Back
22h- Josildo Sá
23h10- Karynna Spinelli
0h20- Gal Costa



25/07
21h- Loucos Nordestinos
22h- Clayton Barros
23h10- Di Melo
0h20- Nação Zumbi



26/07
21h- Neander
22h- Antúlio Madureira
23h10- Academia da Berlinda
0h20- Otto



27/07
22h- Juliano Holanda (participação de Laila Garin)
23h10- Roberta Sá
0h20- Alceu valença



28/07 
18- Zeca Viana
19h- Volver
20h- Plutão Já Foi Planeta
21h- Sandyalê



29/07
21h- Nando Azevedo
22h- Cristina Amaral
23h10- Maciel Melo
0h20- Santanna



30/07
21h- Kiara Ribeiro
22h- Siba 
23h10- Fulô de Mandacaru
0h20- Biquíni Cavadão




Fonte: Diário de Pernambuco

Comentários