ENTREVISTA: Comercio local gera renda e presta serviço a comunidade.

Mercadinhos de bairros são tradicionais, 
seu comércio facilita a vida da população local e gera renda e emprego.


Mercadinho Boa Compra, Floriano Peixoto, Malvinas. Foto: Tássia Maria Pachêco


Em todo bairro de qualquer cidade tem pelo menos um mercadinho ou venda tradicional, conhecido como o local que vende os produtos básicos necessários à vida de uma comunidade.

O fato é que a existência deste tipo de empreendimento de pequeno e médio porte está aí há décadas, mesmo antes das grandes redes de supermecados, para conduzir o sustento da população, e além de gerar renda, proporciona vagas de trabalho para as próprias pessoas da comunidade.



Tivemos a oportunidade de entrevistar o empresário Mainaldo José Oliveira, dono de um dos mercadinhos mais tradicionais do bairro das Malvinas, em Campina Grande. Ele começou como comerciante em 2004, porém se estabilizou no "Mercadinho Boa Compra" em 2013. Podemos perceber a importância de se ter um bom comércio tem para uma comunidade:

ON - Quando surgiu o Mercadinho Boa Compra?
M - Em 2013 aluguel o ponto. Aqui antes era o tradicional Mercadinho Estrela. Em janeiro de 2013 estava fechado, aluguei o ponto e reiniciei o comércio de mercado para a comunidade aqui da região.

ON - Diariamente muitas pessoas passam pelo mercado. Como é seu relacionamento com o público aqui?
M - Cerca de 90% do meu público é da vizinhança aqui em volta, os outros 10% são pessoas de passagem pela Floriano Peixoto. Temos um bom relacionamento com todos os clientes que chegam aqui, prezamos pelo bom atendimento, e sempre é bem divertido lhe dar com pessoas de todos os tipos. 


ON - A rotatividade de vendas é boa? Vale a pena o investimento aqui?
M - É boa, as vendas são sempre bem regulares. Temos clientes fiéis também. O investimento é viável e traz um retorno satisfatório pela carga de trabalho, sim.

ON - Vemos que aqui tem uma grande variedade de produtos, tudo que é preciso se encontra aqui. Como você cuida do estoque? Compra em atacado ou tem fornecedores?
M - Um pouco dos dois. Tenho alguns fornecedores  de empresas tradicionais como Vitamassa, Gonzaga, São Braz, Rio do Peixe, que fornecem vários produtos. Mas também há alguns fornecedores de menor porte que trazem os produtos caseiros que o público gosta.

Ter um mercadinho perto de casa ajuda a vida de qualquer pessoa, e são esses mercadinhos tradicionais que contribuem com a vida de uma comunidade local. Por esses e outros motivos muitas pessoas se tornam clientes fiéis e valorizam o mercado local, deixando até de fazer compras em grandes redes. Então se você, dona de casa, tem um mercado em seu bairro que atende a suas necessidades, valorize o comércio local, que gera renda e faz seu dinheiro circular na sua comunidade.  


Texto e Fotos: Tássia Maria Pachêco


Comentários