Presidente de sindicato avalia recentes aumentos nos combustíveis de Campina Grande / PB

 (Redação do Blog do Marcio Rangel


Em entrevista para a rádio 101FM, nesta manhã, o Presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis no interior da Paraíba, Bruno Agra, deu esclarecimentos ao público sobre o aumento no preço da gasolina  nos postos da Paraíba e do Brasil.
Foram feitos vários estudos que indicaram que hoje no estado da Paraíba, 56% do valor que está na bomba é composto de tributos. Só o ICMS direto que perfaz 29% do valor da bomba.Bruno Agra esclarece que o dono do posto fica apenas com 10% bruto, e atualmente adquire à 4 reais o litro da gasolina, o que faria o litro da gasolina ficar a 4,40. Ele  frisa que como esta sendo colocado para os postos não da nem pra aplicar essa alíquota de 10%.
Hoje os revendedores têm um lucro 35 a 40 centavos no máximo. Apenas com o ICMS o Governo do Estado lucra 1,20 do valor do litro da gasolina. Ainda tem outros tributos como Confins, INSS, PIS, FGTS, entre outros tributos em torno do combustível o que realmente é um diferencial que tange na escalada do preço para os consumidores.
o Presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis no interior da Paraíba se coloca disposição para mais esclarecimentos. E Bruno informa que os órgãos de defesa do consumidor estão cobrando dos postos, que são fiscalizados por Procon e Ministério Público. “Como o posto só representa 10% da cadeia do preço, os 90% que estão encarecendo deve ser indagado, principalmente ao Governos Estadual e Federal, que são os que tem poder de fazer uma redução e repassar pra população”, disse Bruno Agra.
Por Tássia Maria Pachêco

Comentários