Problema de saneamento básico causa despejo de esgoto nas águas da transposição do Rio São Francisco em Monteiro - PB


Há mais de um ano que o Ministério Público Federal (MPF) foi acionado diante de um despejo de esgoto nas águas da transposição do rio São Francisco em Monteiro, no Cariri paraibano. Segundo moradores do local, o vazamento vem de um canal para escoar água da chuva que estaria sendo usado como esgoto.

Foram encontrados dejetos transbordando no canal e poluição atmosférica, o canal que corta a cidade vai direto para dentro do rio São Francisco, se encontra com acumulo de lixo como garrafas, sacolas plásticas, dentro outros matérias. O município conta ainda com uma estação elevatória, que estaria com uma inadequação da rede elétrica impedindo que a estação funcione.

Na última quinta-feira (10), em reunião entre os órgãos competentes e o MPF, foi acertado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que será firmada nesta quinta (17), para solucionar os problemas de esgotamento em Monteiro.

A Prefeitura Municipal de Monteiro, junto com a Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (CAGEPA) chegaram em um acordo para a estação final de tratamento começar a funcionar. Em nota a CAGEPA informou que seriam realizados os reparos na rede de esgoto que rege a extensão do canal para conter os vazamentos. A Prefeitura se responsabilizou pelas eventuais falhas constatadas na construção das obras do canal.

Por Tássia Mª Pachêco (blogdomarciorangel.com)

Comentários