Trajetória de Rômulo Gouveia foi marcada por conquistas e grandes momentos




O cenário político paraibano teve neste dia das mães uma perda significativa com a morte súbita do Deputado Federal Rômulo Gouveia, vítima de infarto na madrugada deste domingo (13). Filho do taxista aposentado José Antônio de Gouveia e da dona de casa Berenice de Almeida Gouveia, Rômulo era casado com a ex-deputada estadual Eva Gouveia. Ele deixou 3 filhos: Robson, Lucas e Rômulo Filho.

Sua trajetória se iniciou como como funcionário público, foi Bacharel em Direito e Administrador. Inicialmente ele foi presidente da SAB (Sociedade Amigos do Bairro) do Jardim Tavares em Campina Grande, depois foi presidente da UCES (União Campinense de Equipes Sociais). Em 1989 foi convocado para coordenação da Merenda Escolar da 3ª Região em Campina e em 1991 foi diretor estadual do Programa de Habitação Popular.

Ingressou na carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Campina Grande, e reeleito em 1996, mas não concluiu o mandato pois se candidatou e foi eleito Deputado Estadual, onde exerceu o cargo até 2006. Neste período ele ainda foi Presidente da Assembléia Legislativa e da Câmara. Em 2004 chegou a se candidatar a Prefeito de Campina Grande, mas foi derrotado por 800 votos por Veneziano Vital do Rêgo. Em 2006 ele foi eleito Deputado Federal como o 3º candidato que mais obteve votos em Campina Grande. Em 2010 foi vice governador do Estado numa aliança com Ricardo Coutinho.

Em 2014 ele rompeu com a aliança e se candidatou novamente a Deputado Federal pela Câmara, quando foi eleito como o 9º mais votado. Ele ainda foi o 4º secretário da Câmara Federal com maior votação para um cargo de mesa de diretoria na história do Congresso Nacional. E ocupa o 14º lugar dos 493 deputados da Câmara, segundo o Ranking 5D, uma ferramenta on line que compara o desempenho dos deputados e senadores brasileiros, com propósito de mostrar a competência dos congressistas de defender uma agenda política independente de suas ideologias.

O Governo da Paraíba publicou uma nota de pesar do falecimento do Deputado, decretando 3 dias de luto para o estado. Na nota o Governador Ricardo Coutinho destaca que Rômulo tinha uma trajetória pautada pela cordialidade e espírito público. “Sua morte deixou uma enoRme lacuna na polÍtica do Estado, e enluta cidadãos e cidadãs de Campina Grande e de toda a Paraíba”, disse o Governador.

O Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues também decretou 3 dias de luto em Campina grande, e se demonstrou abalado com a perda do Deputado. Ele comentou como Rômulo sempre exerceu mandatos com uma dedicação acima da média,o que levou aos cargos importantes na política paraibana nesses quase 20 anos de vida e carreira pública, onde tinha um grau de compromisso, sensibilidade e atenção com os mais necessitados. O Prefeito ainda destacou a postura parceira do Deputado Rômulo Gouveia com as demandas de Campina Grande, particularmente nas duas últimas gestões de Romero na PMCG. “Como prefeito, sempre serei grato a Rômulo por seu trabalho incansável, sua energia inesgotável em favor do município em meu governo, pois graças a ele, muitas conquistas administrativas tornaram-se realidades permanentes”, disse Romero.

Comentários