A baiana de Acarajé, dona Maria Odete, marcou presença na 43ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande. A baiana, da cidade de Nazaré, ou "Nazaré das Farinhas" como o município é conhecido no estado da Bahia, veio mais uma vez trazer seu acarajé para os eventos de Campina, atividade que ela realiza há mais de 10 anos.
O acarajé da Odete se tornou patrimônio da cultura campinense, e a baiana viaja todo ano de Salvador para Campina para vender a comida típica da Bahia. "Eu amo Campina Grande, já são 10 anos de Festival de Inverno e 16 anos de São João. Eu fui a primeira baiana a ensinar o povo paraibano a comer acarajé!", disse Odete.
Ela ainda afirma que vem todo ano para a cidade para trazer um pouco mais da cultura de Salvador pra cá. "É muito bom sabe por quê? Porque nem todo mundo tem condições de sair daqui pra ir até Salvador, muitos não conhecem a Bahia, então eu venho pra trazer um pouco mais da nossa cultura, e eu adoro o carinho do povo paraibano, principalmente os de Campina Grande".

Dona Odete faz parte de uma Organização chamada ABAM (Assossiação de Baianas de Acarajé) e tem um aplicativo na para android chamado "Meuacarajé" (no Googleplay), que localiza a baiana e faz pedidos de acarajé, abará, cocada, entre outras iguarias que ela vende. O Acarajé da Odete é patrimônio tombado em Campina Grande e ela se tornou figura importante em todos os grandes eventos da cidade.
![]() |
Fotos: Felipe Gomes |
Por Tássia Mª Pachêco / tassiamariapacheco@gmail.com
Comentários
Postar um comentário