Exército deflagra operação para fiscalizar atividades com explosivos

Foto: Divulgação/internet


Pedreiras e mineradoras de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas começaram a ser vistoriadas, na manhã desta terça-feira (11), por representantes do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar e Receita Estadual, Ibama e Departamento Nacional de Produção Mineral. A Operação Dínamo VI, que visa combater o desvio de material explosivo, ocorre um dia depois do ataque ao complexo penitenciário PB1, em Jacarapé, em João Pessoa. Os portões da prisão foram destruídos com o uso de dinamite.
A fiscalização acontece por meio da vistoria da documentação de controle de explosivos, as condições dos depósitos e o armazenamento dos Produtos Controlados pelo Exército. Ao todo, serão fiscalizadas 26 empresas em Pernambuco, 13 no Rio Grande do Norte, 12 estabelecimentos na Paraíba e em Alagoas. Os quatro estados integram a 7ª Região Militar.
A emulsão encartuchada, mais conhecida como banana de dinamite, é usada nas pedreiras e mineradoras para a destruição de rochas. Nas mãos das quadrilhas, acaba sendo utilizada para explosão de caixas eletrônicos, cofres e carros-fortes.



Da Redação com o OP9

Comentários