Foram prorrogadas até o dia 9 de novembro as inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A instituição oferece 3.565 vagas para a formação técnica integrada e subsequente ao ensino médio, em 20 unidades distribuídos pelo estado.
As inscrições são gratuitas e online e devem ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico, anexando o histórico escolar ou documento equivalente. A seleção ocorre por meio de análise do histórico escolar nas disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia ou disciplinas equivalentes no Ensino Fundamental.
Podem se inscrever candidatos que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino fundamental ou equivalente, bem como quem já terminou o ensino médio. O IFPB oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio (para quem concluiu o ensino fundamental) e cursos técnicos subsequentes (para quem concluiu o ensino médio).
Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, metade das vagas é reservada para quem estudou o Ensino Fundamental na rede pública. Há ainda cotas para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas, e pessoas com deficiência. Em Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.
As oportunidades estão divididas em duas modalidades: ensino médio integrado ao técnico, voltada para quem concluiu o nível fundamental, e ensino técnico subsequente, para aqueles que já terminaram o nível médio.
Cursos técnicos oferecidos no IFPB
- Meio Ambiente;
- Recursos Pesqueiros;
- Multimídia;
- Edificações;
- Serviços Jurídicos;
- Eletromecânica;
- Informática;
- Sistemas de Energia Renovável;
- Contabilidade;
- Automação Industrial;
- Controle Ambiental;
- Eletrônica, Eletrotécnica;
- Instrumento Musical;
- Mecânica;
- Manutenção e Suporte em Informática;
- Segurança do Trabalho, Geologia;
- Agroindústria, Agropecuária;
- Serviços de Restaurante e Bar;
- Transações Imobiliárias;
- Guia de Turismo, Transporte Aquaviário;
- Mineração;
- Equipamentos Biomédicos;
- Secretariado;
- Cuidados de Idosos;
- Petróleo e Gás;
- Química.
Da Redação com o G1
Comentários
Postar um comentário