Fábrica de cimentos do Litoral Sul da Paraíba reaproveita petróleo recolhido das praias do Nordeste


Empresa localizada em Pitimbu, na divisa com Pernambuco, já reaproveitou cerca de 30 toneladas de petróleo bruto recolhido das praias.

Óleo recolhido nas praias de PE é processado em fábrica da Paraíba. Ilustração: Internet




Uma fábrica de cimentos da Paraíba, localizada na cidade de Pitimbu, quase na divisa com o estado de Pernambuco, está reaproveitando o óleo que recolhido das praias nordestinas. A fábrica, que produz aproximadamente 5 mil toneladas de resíduos por mês, já aproveitou 30 toneladas de petróleo bruto recolhido das praias pernambucanas, principalmente.

O gerente da fábrica, Frederico Vasconcelos, explica que para ser reaproveitado, o óleo recolhido na beira-mar precisa passar por vários procedimentos, como a trituração por conta da areia da praia, para ser queimado como combustível das fornalhas que produzem cimento.

“Esse óleo tem uma característica muito particular. Ele lembra muito um plástico, uma massa modelar de crianças. É necessário que ele seja diluído com outros tipos de resíduos. Como a gente recebe outros materiais, a gente faz essa mistura e isso dá condições da gente fazer a alimentação dele no forno”, explicou Federico.


Da redação com a TV Cabo Branco

Comentários