Wikipédia completa 20 anos; plataforma promove parcerias e está mais confiável



Ao contrário das robustas enciclopédias de papel, que adornavam estantes das salas e eram fontes confiáveis estanques de informação, a Wikipédia é um espelho da própria realidade, em constante movimento e reinvenção. O verbete em português mais consultado em março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, foi “Gripe Espanhola” — com 1,2 milhão de consultas apenas naquele mês, foi também o assunto mais visitado em todo o ano passado, indicando que as pessoas buscavam conhecer sobre uma pandemia antiga para compreender a atual.

Já em outubro de 2018, quando foi eleito o atual presidente do Brasil, o verbete Jair Bolsonaro foi o recordista, com incríveis 2,6 milhões de acessos somente naquele mês, sendo que em setembro a marca já havia sido de 1,6 milhão.

Esse dinamismo torna a enciclopédia digital extremamente útil. No mundo, os mais de 45 milhões de artigos em 300 línguas são acessados 15 bilhões de vezes por mês. Mas, dado o caráter colaborativo de sua construção e a pandemia de fake news em que o mundo está mergulhado  - o Brasil no epicentro, é preciso um batalhão de voluntários, editores e administradores que garantam filtros de revisão do conteúdo para torná-lo cada vez mais confiável.

Criada em 11 de maio de 2001, quatro meses depois do lançamento do projeto em inglês, a Wikipédia lusófona se tornou um gigante manancial com mais de 1 milhão de artigos. Atualmente, são 10.687 editores ativos, 718 deles com status de revisor. No topo da hierarquia da enciclopédia colaborativa, 71 voluntários ocupam postos de administradores.

“No início, a Wikipédia era vista com muito preconceito, desafio que estamos superando ano após ano, ampliando nossa comunidade, melhorando nossas regras, combatendo excessos e abrindo portas para instituições importantes, de universidades, museus, arquivos e bibliotecas do Brasil e de Portugal a departamentos das Forças Armadas”, comenta o administrador Rodrigo Padula.

 Entre as instituições envolvidas estão Arquivo Nacional, Museu Histórico Nacional, Museu da Imigração, Biblioteca da Marinha, Diretoria do Patrimônio Histórico da Marinha, Museu Naval, Museu Paulista, Museu Aeroespacial, Museu de Évora (Portugal) e bibliotecas da USP que, de forma autônoma, contribuem com a melhoria de verbetes institucionais e de seus acervos. Essas parcerias acabam possibilitando um aumento do acervo da enciclopédia, com qualidade, a partir da digitalização de arquivos e mesmo de forças-tarefa realizadas por funcionários e colaboradores dessas instituições.


Da Redação com CNN Brasil

Comentários