![]() |
O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, entrou em alerta amarelo de erupção após autoridades espanholas avaliarem as atividades sísmicas da região — e o Brasil, principalmente o Norte e Nordeste do país, pode ser afetado caso haja uma explosão.
Adormecido há décadas, o vulcão está a 4.462 quilômetros de São Luís, no Maranhão, e deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas. Segundo pesquisadores, o Cumbre Vieja tem uma potência capaz de gerar um tsunami que atingiria todas as Américas, inclusive o Brasil.
Em entrevista ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, explicou que, caso haja a erupção do vulcão, não há certeza que será gerado um tsunami:
"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima," afirmou.
Níveis de alerta:
A mudança do nível verde para amarelo ocorreu é um sinal para "uma ação preventiva diante de um risco moderado de atividade," segundo o Metsul. "Quando acionado, a população é orientada para ficar atenta a uma mudança na situação, além de se intensificar a vigilância e monitoramento da atividade vulcânica e sísmica."
A escala também conta com os níveis laranja, no qual "é decretado o alerta máximo para fenômenos que precedem uma erupção iminente," e o o vermelho, que confirma uma erupção e anuncia uma emergência.
Aumento de movimentos sísmicos:
Contudo, segundo o site Metsul, a região de La Palma enfrenta um aumento significativo nos movimentos sísmicos que aumenta o alerta para os países.
"Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros."
Diversos pesquisadores e estudos confirmaram a hipótese de que um tsunami pode ser gerado por uma erupção explosiva do vulcão. Uma pesquisa feita na UFPR pelo geólogo Mauro Gustavo Resse Filho explicou que a erupção pode causar um deslocamento de massa:
“Este movimento por sua vez, poderá ser capaz de gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá o praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico. A partir da modelagem de tal evento, obteve-se a informação que toda a costa brasileira será afetada,” afirma o pesquisador.
Da Redação com a Rollinstone BR
Comentários
Postar um comentário