Rita Lee revitaliza alquimia pop e lança o single 'Change'; em entrevista ela desabafa: "Era para a gente estar estar nos Jetson e estamos voltando para os Flinstons"

Foto @guilhermesamora

 

Em entrevista para o Jornal O Globo, a cantora Rita Lee (@ritalee_oficial) dá um importante desabafo sobre a situação atual do Brasil.


"Se pudesse fazer um ‘plim’, com uma varinha de condão, seria para ajudar o Brasil, ajudar os nossos bichos, ajudar a natureza... mandaria muita gente poderosa para a Idade Média. É assustador ver gente no coma



ndo com mente tão ultrapassada. Era para a gente estar nos Jetsons e estamos voltando para os Flintstones. O Brasil parece ter um carma estranho... acho que isso começou com o genocídio indígena. Ontem, estava vendo na TV uma velha indígena, do (povo) Krenakore. Ela falava: ‘Nós tínhamos um rio. Eu tinha todo tipo de cura na natureza’. E tiraram o rio dela! É desrespeito atrás de desrespeito com indígenas, com bichos — que são tratados como coisas. Se a gente não parte disso, como é que vamos mudar alguma coisa para melhor?”.

A cantora apresenta hoje o single “Change”, composto ao lado de seu eterno parceiro Roberto de Carvalho, e mixada pelo DJ Gui Boratto. A música é a primeira inédita em nove anos, cujo último trabalho da Rainha do Rock foi o disco “Reza” de 2012.


Título: Change


Artistas: Rita Lee & Roberto de Carvalho com participação de Gui Boratto


Compositores: Rita Lee e Roberto de Carvalho


Edição: Universal Music


Cotação: * * * *


♪ Rita Lee é a maga do pop nacional desde 1966. Só que o feitiço dessa eterna mutante septuagenária geralmente passou a fazer mais efeito a partir de 1979, quando a artista lançou mão da alquimia com Roberto de Carvalho – par perfeito da roqueira foliã – e ampliou o público com pop carnavalesco e feminino.


Single inédito do casal, Change aportou nos aplicativos de música nesta segunda-feira, 27 de setembro, tendo como chamariz, estampado inclusive na capa, a parceria de Rita & Roberto com o DJ Gui Boratto, produtor musical da primeira gravação inédita dos artistas desde o álbum Reza (2012), editado há nove anos. SQN.


Boratto – que dividiu com Roberto de Carvalho os toques dos teclados, da guitarra e das programações, tocando também o baixo da faixa – trabalhou com competência para jogar Change na pista da música eletrônica, com referências sonoras das décadas de 1970 e 1980.


O fonograma tem poder para animar qualquer pista. Contudo, a magia está na música em si, assinada por Rita com Roberto.



Composição bilíngue, escrita com versos em francês e inglês (e não por acaso o título ostenta vocábulo presente nos dois idiomas), Change é música pop, simples e eficiente.


Bastam alguns minutos e o refrão em francês da letra em que Rita conclama o ouvinte a refletir sobre o sentido da vida sem medo de rever conceitos e de mudar – “Change la question pourquoi / Change la question pourquoi pas / Parce que la vie n’est pas comme si ni comme ça” – já fica impresso na mente. Parece fácil, mas não é.


Promovido com clipe dirigido por Luciana Ferraz com Otavio Juliano, em rotação desde as 11h de hoje, o single Change é inusitado sopro de vitalidade no outono de Rita Lee e Roberto de Carvalho. A química do casal resiste ao tempo.


Da Redção com G1 e Mídia Ninja

Comentários